Eólica

EQUIPE ::Valber Carneiro :: Glendon Santos :: Tiago Damasceno :: José Mendes :: Marcelo Goes :: Cleyton Rodrigues ::

Logo abaixo está o nosso índice, caso queira ir a um tópico específico, clique no link no índice e será levado a postagem correspondente, mas nosso conteúdo não acaba por ai, vamos estar postando frequentemente novidades, pretendemos estar postando 2 novos tópicos ou sub-tópicos por semana e outras informações novidades, curiosidades, videos... sobre o assunto a cada 2 dias para enriquecer ainda mais o conteúdo, caso isso aconteça vamos estar colocando um simbolo como esse > ao nado do tópico para mostrar que ali tem conteúdo novo. Espero que gostem, curtam a nossa página para está sempre informado das novidades, e deixe seu comentário, critica, sugestão, dúvida, em fim, e não esqueça de deixar seu voto em nossa enquete. Obrigado!

Índice










Introdução

Eletricidade, Gravidade, Combustão, Movimento, luminosidade, Calor, Magnetismo... O que essas palavras têm em comum eu pergunto. Se pararmos pra pensar, facilmente notável que todas nos passam uma idéia de energia, pois é isso mesmo, essas palavras dizem respeito a algumas das muitas formas de energia existentes. Nós Seres humanos, estamos, todos os dias e a todo o momento, expostos a uma grande variedade de formas de energia, a Terra e tudo que é vivo gira em torno delas, literalmente, tanto pelo fato da Terra girar em torno do Sol, que é uma grande fonte de energias indispensáveis para a sobrevivência dos seres vivos, quanto no sentido figurado que nos dá a entender a importância vital dessas formas de energia. Nós utilizamos a energia para absolutamente tudo, quando estamos na rua estamos exposto à energia solar, se é noite ligamos às luzes, energia elétrica convertida em energia luminosa, quando nós andamos, o movimento das pernas e braços, energia mecânica, ai você fala, “não, mais eu só ando de carro!”, pois fique sabendo que seu carro também necessita de energia pra funcionar. Isso nos leva ao seguinte ponto, se a utilização de energia é tão grande não seria necessário usar de outras formas para obte-lá? A resposta é sim, algumas formas de energia é preciso que se utilizem métodos artificiais para que seja obtida em maior quantidade, porém alguns desses métodos têm causado grandes estragos na natureza. Diante disso vamos começar a falar de uma fonte de energia em específico que é a energia eólica bem como a relação dessa fonte de energia com o meio ambiente, sem mais delongas, vamos começar.





Energia Eólica


Definição e características

Pois bem, vamos iniciar com o conceito de energia eólica, ela nada mais é que a energia gerada a partir do movimento do ar, ou seja, o vento. É uma forma de energia extremamente presente na Terra, não sendo necessário então utilizar de uma forma artificial para produzi-lo, (com exceção dos ventiladores, que são usados por estarmos em locais fechados em que o vento não tem acesso), em fim. Pelo fato de ser produzido de forma natural, e constante, o vento é considerada uma fonte de energia renovável, abundante e principalmente limpa, ou seja, não causa danos a natureza ou seres vivos, tornando assim a energia eólica uma das melhores fontes de energia existentes.



Formação e deslocamento

Os ventos são formados pela diferença de temperatura, seja ela da água, do solo, em fim... Alguns tipos de vento sempre partem dos pontos mais frios para os mais quentes (um desses é o chamado alísio), (essa característica vai ser importante quando estivermos no tópico de potencial eólico do Brasil), tendo em ponto essa característica, já é possível definir de forma superficial algumas trajetórias do vento, como por exemplo, as massas de ar sempre se deslocam dos pólos para os trópicos, nunca o inverso, isso obviamente pelo fato da temperatura dos pólos serem muito menores que a temperatura dos trópicos... O vento também pode ocorrer devido à rotação terrestre, esse é outro dos muitos tipos de vento.
[breve estaremos trazendo mais informações sobre os tipos e comportamento dos ventos, bom como links que serão acessados na seção de links no final dá página]



Referências

http://www.cresesb.cepel.br/publicacoes/index.php?task=livro&cid=1#topo
http://migre.me/69hq8
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_e%C3%B3lica




Curiosidades

Notícias